08/12/2014
Biodinâmica

"Tocamos o cé quando tocamos nossas mãos num corpo humano"

Novalis


O corpo é o inconsciente visível, afirmava Wilhelm Reich. É o nosso texto mais concreto, nossa mensagem mais primordial, a escritura de argila que somos. É nossa memória mais arcaica. Nele, nada é esquecido. Cada acontecimento vivido, particularmente na primeira infância e também na vida adulta, deixa no corpo sua marca profunda.

A pele é a ponte sensível de contato com o mundo. É o nosso órgão mais extenso e um lar de memórias recalcadas. O toque é um elemento muito potente, pois faz referência a uma das primeiras memórias somáticas do ser humano. Na vida intra-uterina e a partir do nascimento, o bebê tem grande sensibilidade na pele. A partir do contato tátil na origem da vida, é que estabelecemos as fronteiras com o mundo. Assim, ao tocar o corpo de uma pessoa, tocamos na história de vida desse sujeito.

A massagem Biodinâmica é um método concebido pela fisioterapeuta e psicóloga norueguesa Gerda Boyesen durante a década de 50. O foco do trabalho se dá a partir e através do toque, com intenções precisas, viabilizando a expressão de sentimentos, sensações e /ou imagens e promovendo a diluição da tensão nervosa, através do que Gerda Boyesen chamou de psicoperistaltismo, sendo uma segunda função da atividade intestinal. Ou seja, a capacidade de dissolução e regulação de resíduos emocionais, a partir da descarga metabólica.

Na Biodinâmica o contato pela massagem se faz com delicadeza, com cuidado, com cautela. O toque é sutil, não provocativo. Trata-se de uma massagem de diluição. Respeitoso e sensível, viabiliza a percepção do esquema corporal, da segurançaa interna, o prazer de existir, a confiança no corpo, nas sensações e sentimentos. Esse processo é denominado regulação interna ou micro-regulação, e o limite da massagem se inscreve nessa relação introspectiva.

O trabalho terapêutico através da massagem pode ser uma das vias para o restabelecimento da comunicação primária.Esta vivência, no quadro de uma relação segura, dá acesso a um sentimento de base que garante ao sujeito a integridade do seu envelope corporal.

O toque biodinâmico centra a pessoa sobre si mesma. Respeitoso e sensível, permite que a pessoa massageada perceba seu esquema corporal, aproprie sua segurança interna, o prazer de existir, a confiança no corpo, nas sensações e sentimentos. Esse processo é denominado regulação interna ou micro-regulação.

Acompanhamos, então o indivíduo no reconhecimento de sua profunda existência, promovendo a circulação de energia no organismo, e proporcionando um relaxamento profundo.

O registro é o da sensação. Torna-se possível o relaxamento do controle mental para a conexão com o universo sensorial. Nesse espaço é viávvel conectar um outro ritmo, uma outra respiração, e resgatar a confiança no seu ser orgânico, no seu ser corporal.


Por: Márcia Bruno

 

A Neuropsicologia é o estudo da relação entre as áreas cerebrais
e o sistema nervoso, com o comportamento humano. A Avaliação Neurosicológica é realizada...

A Reabilitação Cognitiva é o processo que visa a estimulação cognitiva podendo auxiliar na recuperação, na melhora da performace e na diminuição do ritmo...

Conheça nossos profissionais que são psicólogos credenciados no CRP, com formação e especialização em suas abordagens de atendimento. Estamos preparados para atender você.

Nesta seção separamos os melhores artigos da área de Abordagens em Psicoterapia. Textos e materiais preparados por nossos profissionais qualificados.