08/12/2014
Psicologia Biodinâmica: uma nova abordagem em psicoterapia corporal

A Psicologia Biodinâmica foi fundada por Gerda Boyesen na década de 50. Gerda foi discípula de Reich e Lowen, evoluiu da psicanálise e da vegetoterapia reichiana - passando pela fisioterapia – para a Psicologia Biodinâmica.A essência da terapia Biodinâmica é o trabalho harmônico com a Força Vital e seus princípios. Fala do corpo energético, da pulsação, pois a fórmula de vida é o ritmo expansão-contração, acumulação-liberação, tensão-repouso, carga-descarga, inspiração-expiração. “O organismo, diz Gerda Boyesen, é a pulsação harmoniosa de todas as células”. Tudo que garante a motilidade total do organismo, sua pulsação, tudo que colabora na circulação bioenergética do corpo, faz parte da terapia.

Alguns conceitos sustentam o edifício teórico da Psicologia biodinâmica: - O do processo dinâmico, que em dadas condições, a partir de um estímulo interior, faz com que as emoções apareçam e se descarreguem com reações vegetativas apropriadas. - O do psicoperistaltismo, que é a digestão da tensão nervosa. Para Gerda, os movimentos espontâneos dos músculos lisos do intestino têm uma dupla função: a de auxiliar na digestão dos alimentos e ajudar na digestão das tensões. - o da personalidade primária, que se refere àquela pessoa que está em contato com a circulação de sua libido. É aquela que não desenvolveu a couraça do caráter nos músculos e tecidos do corpo. Assim, cada célula é suprida de energia que pode fluir livremente.

Pela via da palavra ou do corpo, o terapeuta pode fazer contato com o ser profundo e emocional do sujeito. Na Biodinâmica, o terapeuta é uma pessoa que atua em relação a seu paciente. No espaço da sessão ou do grupo ele está lá, inteiramente lá, empaticamente lá, para a condução da aventura interior.A Psicologia Biodinâmica tem como objetivos, então, o restabelecimento da plena circulação libidinal e a espontaneidade primal do ser maltratado por sua personalidade secundária (neurótica), a devolução da liberdade e criatividade de uma consciência prisioneira do medo e dos recalcamentos e a expansão da evolução do ser enquanto pessoa no mundo.


Por: Márcia Bruno

 

A Neuropsicologia é o estudo da relação entre as áreas cerebrais
e o sistema nervoso, com o comportamento humano. A Avaliação Neurosicológica é realizada...

A Reabilitação Cognitiva é o processo que visa a estimulação cognitiva podendo auxiliar na recuperação, na melhora da performace e na diminuição do ritmo...

Conheça nossos profissionais que são psicólogos credenciados no CRP, com formação e especialização em suas abordagens de atendimento. Estamos preparados para atender você.

Nesta seção separamos os melhores artigos da área de Abordagens em Psicoterapia. Textos e materiais preparados por nossos profissionais qualificados.