08/12/2014
Bioenergética

Como descrever os tempos atuais? Alguns autores chamam de modernidade, outros de pós modernidade e tem aqueles que falam de contemporaneidade. Independente da nomenclatura que damos, estamos certos que vivemos um período onde cada vez mais o tempo do relógio é o que coordena e orienta a vida das pessoas, que vivem cada vez mais estressadas e sem tempo. O lazer se tornou compromisso e o parar começa significar falta de produção, como se a pessoa fosse se tornar um ser improdutivo, que não serve para “nada”. Alguns questionamentos existenciais, angustias e duvidas são fruto desta fidelidade ao cronômetro.
Balandieer relata que da harmonia newtoniana até a ordem escondida no caos, é aonde se multiplicam as questões, mais que as respostas, a identificação de possíveis, muito mais do que a capacidade de formular explicações verdadeiras. O conhecimento cientifico encontra-se numa situação paradoal. Ele afirma ser a modernidade a formula do movimento acrescida da incerteza. Para ele a banalidade se transforma em mistério. O tempo de cada sujeito atemporal, cada vez mais, não esta acertado com o nosso conhecido relógio e as diversas exigências da nossa sociedade atual .

Assim vamos neste momento, compreender um pouco como Alexander Lowen, nos fala da importância da Bioenergética como um processo de vitalidade na vida do Homem. Respirando junto com ele no decorrer deste artigo, nesta sintonia,tentar entender este autor como mais uma forma de saber necessário, neste pequeno cenário desafiador e antagônico citado acima. A tese fundamental da Bioenergética é que o corpo e a mente são funcionalmente idênticos. Você é seu corpo. Quando Lowen fala isto, está relatando uma integração, Sujeito Inteiro. A Análise Bioenergetica é um caminho para compreender a saúde e a doença, seu sentido mais amplo em termo do corpo e seus processos energéticos. Lowen coloca que não acredita que possamos fazer pelos outros, o que não fazemos por nós mesmos. Assim, a Bioenergética é uma aventura de auto descoberta. É uma técnica terapêutica que ajuda o individuo a reencontrar-se com seu corpo, e tirar o mais alto grau, de proveito da vida que há nele.

Nenhuma pessoa existe fora do seu corpo vivo, através da qual se expressa e relaciona-se com o mundo a sua volta. A mente, o espírito, e a alma são aspecto de qualquer corpo vivo. Todos nós estamos sensíveis às forças energéticas que nos rodeiam, mas seu impacto é diferente para cada um de nós. Somos Sujeitos singulares e coletivos ao mesmo tempo. Quanto mais vivo estiver seu corpo, mas inteiro você poderá estar no mundo.

Precisamos olhar e nos ligar ao self corpóreo e a vitalidade deste corpo, resgatando a graciosidade, beleza e liberdade que são atributos naturais de qualquer organismo. A liberdade, ausência de qualquer restrição ao fluxo de sentimentos e sensações ; a graciosidade como a expressão deste fluir em movimentos e a beleza sendo a manifestação da harmonia interior que tal fluir provoca.

A Bioenergética é o estudo da personalidade humana em termos dos processos energéticos do corpo. A energia esta envolvida no movimento de todas as coisas vivas e inertes. Não estamos acostumados a pensar personalidade em termos de energia, mas na verdade ambas não podem existir isoladamente. A quantidade de energia que o individuo possui, como ele a utiliza, irá interferir e refletir em sua personalidade. Lowen utiliza o termo Bioenergia, para evitar a discussão que o termo orgone poderia trazer. Assim como um automóvel de alta potência sobe uma colina facilmente, uma pessoa energizada avança através da vida com um mínimo de esforço.

A Bioenergetica tem a oferecer alguns caminhos para os tempos atuais: a possibilidade para que as pessoas entrem em contato com o corpo, e compreendam como a dinâmica da sua vida pessoal, as relações familiares e vivências do passado influenciam seu funcionamento no presente. Busca promover Saúde Integral, através da ampliação da respiração, dos exercícios bioenergéticos, da vibração corporal e do aumento da energia vital. Ajuda as pessoas a desenvolver autopercepção, auto-expressão e autodomínio através da superação dos traumas, conflitos e dos bloqueios, originados no decorrer do processo de desenvolvimento.

Um corpo vivo esta em constante movimento; só na morte ele esta realmente parado. Esta motilidade inerente ao corpo vivo, que é a base de sua atividade espontânea, resulta de um estado de excitação interna que irrompe continuamente na superfície em movimento. Quando a excitação cresce, há mais movimento;; quando diminui, o corpo torna-se mais inerte.

Alexander Lowen



Por: Fernando Nóbrega

 

A Neuropsicologia é o estudo da relação entre as áreas cerebrais
e o sistema nervoso, com o comportamento humano. A Avaliação Neurosicológica é realizada...

A Reabilitação Cognitiva é o processo que visa a estimulação cognitiva podendo auxiliar na recuperação, na melhora da performace e na diminuição do ritmo...

Conheça nossos profissionais que são psicólogos credenciados no CRP, com formação e especialização em suas abordagens de atendimento. Estamos preparados para atender você.

Nesta seção separamos os melhores artigos da área de Abordagens em Psicoterapia. Textos e materiais preparados por nossos profissionais qualificados.