07/03/2015
Questionamento Socrático

Questionamento Socrático

O questionamento socrático é um dos procedimentos mais utilizados para auxiliar o paciente a realizar descobertas sobre a estrutura do seu pensamento, para flexibilizá-los e  mudar crenças rígidas sobre si mesmo, os outros e o ambiente. Na Terapia Cognitiva, o terapeuta não tenta convencer o paciente de que os pensamentos estão incorretos. O terapeuta, através de questionamentos, conduz o paciente para que ele mesmo faça esta descoberta (Descoberta Guiada), buscando explorar os conceitos através dos quais a situação é interpretada bem como as evidências que apóiam e desconfirmam os conteúdos cognitivos.


Por meio de simples questionamentos – perguntas com respostas abertas, como era o método de Sócrates – o terapeuta vai permitindo a possibilidade de flexibilização. Neste método, o terapeuta faz-se de certa forma de ignorante sobre o assunto e o cliente é instigado a investigar o seu próprio pensamento, como um cientista que testa e refuta hipóteses, que pensa sobre o pensar. O pensamento é  considerado uma hipótese a ser testada. No seu processo de explicação e investigação,o cliente acaba transmitindo pontos de vista específicos,  crenças,  distorções cognitivas, pensamentos automáticos disfuncionais , podendo identificá-los e avalia-los de maneira mais pragmática.


A paciente diz :”sinto que não sou uma boa mãe, pois gritei com o meu filho quando ele não estava se comportando muito bem” . O terapeuta pode usar algumas das alternativas abaixo para auxiliá-la a descobrir se esta afirmação é verdadeira ou não.

O que é ser uma boa mãe ? Destas características enumeradas por você, quais você possui? Quem você considera uma boa mãe e porque? O que uma boa mãe faz após ter gritado com o filho e sentido mal com isto ? O que você acha que estava sentindo antes de gritar com seu filho? O que você acha que estava pensando antes de gritar com seu filho ? As habilidades que uma pessoa necessita para ser uma boa mãe já nascem com ela ou podem ser aprendidas ?


Diferentes tipos de perguntas podem ser utilizadas nos questionamentos socráticos, de acordo com o tipo de necessidade que se apresenta na Terapia.


Perguntas para esclarecer: O que você quer dizer com isto? Me dê um exemplo disto que você está me dizendo? Me explique isto de uma outra maneira.


Perguntas sobre pressupostos e evidências: Como você pode ter certeza disto? Há alguma outra explicação ? Quando você fala isto, o que parece estar por trás desta afirmação? O que levou você a dizer isto?


Um bom terapeuta cognitivo não corrige pensamentos. Ele atua com o objetivo de ajudar o paciente a identificar conteúdos cognitivos rígidos e inflexíveis, colocando-os como hipóteses e não verdades absolutas.



Por: Marco Aurélio Mendes

 

A Neuropsicologia é o estudo da relação entre as áreas cerebrais
e o sistema nervoso, com o comportamento humano. A Avaliação Neurosicológica é realizada...

A Reabilitação Cognitiva é o processo que visa a estimulação cognitiva podendo auxiliar na recuperação, na melhora da performace e na diminuição do ritmo...

Conheça nossos profissionais que são psicólogos credenciados no CRP, com formação e especialização em suas abordagens de atendimento. Estamos preparados para atender você.

Nesta seção separamos os melhores artigos da área de Abordagens em Psicoterapia. Textos e materiais preparados por nossos profissionais qualificados.